icons
icone 2

Os  melhores métodos e dicas  comerciais para te ajudar a vender mais e até mesmo criar um negócio do ZERO

Junte-se a 17,165 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Marketing de serviços: 3 dicas para se diferenciar da concorrência

12/04/2018

A cada dia o mercado se torna mais competitivo, buscando alcançar formas de atrair a atenção dos clientes. Com o novo perfil dos consumidores, o marketing de serviços tem procurado se especializar sempre mais, criando ferramentas e estratégias personalizadas para cada tipo de cliente, formando assim, o envolvimento com a marca.

Especialmente para o processo relacional na área de serviços, o marketing tem se mostrado uma excelente ferramenta.

Nesse nosso post, vamos mostrar o que é o marketing de serviços e te dar 3 dicas infalíveis para se diferenciar no mercado. Acompanhe com a gente!

Marketing de serviços

O marketing de serviços trata-se de uma série de atividades que têm como principal objetivo analisar, obter e servir a demanda através de consultorias. Também inclui atividades como avaliação, planejamento, implantação e controle das necessidades do cliente.

Podemos definir marketing de serviços como um conjunto de esforços e também ações para otimizar uma venda, com a finalidade de encantar o cliente e diferenciar a empresa dos concorrentes.

Dicas para se diferenciar da concorrência

1. Conheça o comportamento de seu cliente

Ações de marketing não podem ser tomadas e nem mesmo gerar retorno, se não houver uma boa base de conhecimento sobre o comportamento do cliente. É necessário que a empresa saiba quem é seu público-alvo e conheça suas expectativas, pois será necessário supri-las, estabelecendo assim, o diferencial desejado e conquistando credibilidade esperada.

2. Incentive a fidelização através de promoções

Uma boa alternativa para fidelizar clientes é oferecer benefícios em troca de um consumo constante dos serviços. Por exemplo, a cada 5 vezes que o cliente ficar hospedado no hotel, ele ganha 50% de desconto na próxima estadia. Esse tipo de ação incentiva o consumo apenas naquela empresa.

Essa tática também vale para indicação de novos clientes. Assim, além de fidelizar seu cliente atual, você acaba ganhando novos consumidores.

3. Invista nos 8P’s do marketing

Em teoria, a técnica é a mesma aplicada para marketing de empresas que fornecem produtos. A diferença está no fato de que os serviços caracterizam um dinamismo a mais no mercado e, por isso, algumas destas ações precisam ser reavaliadas de acordo com sua ótica. Observe:

– Produto

Inicialmente gera-se uma dúvida em relação a qual “produto” é fornecido, mas, na verdade, ambos têm a mesma finalidade, ou seja, satisfazem a necessidade de seus clientes e geram a satisfação esperada. Na prestação de serviços, o produto é considerado um objeto intangível.

– Preço

Aqui há uma grande variação, por causa da percepção do objeto a ser analisado. Primeiramente, é importante compreender que serviços possuem custos invisíveis pelo cliente, e em segundo lugar está o poder de comparação, uma vez que é fácil comparar produtos, mas no caso de serviços é necessária uma análise mais profunda.

– Praça

Distribuir um serviço exige planejamento apurado, uma vez que não é algo estocável e requer sempre a disponibilidade integral no momento em que o cliente precise.

– Promoção

Quando tratamos de marketing de serviço, a comunicação costuma ser pessoal e interativa, e as indicações e o boca a boca são grandes promotores de venda.

– Pessoas

Pessoas são todos aqueles envolvidos, direta ou indiretamente, nas prestações de serviço. Diferentemente de produtos, nos serviços a matéria-prima para a produção é a própria mão de obra e, portanto, é fundamental a preocupação com as pessoas envolvidas no processo.

– Processos

Os processos são todos os fluxos de trabalho, metodologias e procedimentos utilizados. É necessário que o gestor compreenda seus processos e os aperfeiçoe para garantir um bom resultado com a prestação de serviços e a fidelização do cliente.

– Produtividade e qualidade

Aqui não há novidade, uma vez que produtividade e qualidade sempre foram fatores de sucesso em todas as empresas. Assim, é fundamental ter atenção total a estes aspectos do marketing de serviços e assegurar que os colaboradores mantenham um padrão elevado na prestação do seu serviço, desde o planejamento até a entrega ao cliente.

– Perfil

Quando tratamos de perfil, citamos o local onde o serviço é prestado, como: layout da área, atendimento, equipamentos, instalações, entre outros. É importante visualizar onde e como os serviços serão prestados e também como tornar isso sempre melhor, a fim de melhorar a experiência de consumo do cliente.

O marketing de serviços se apresenta como uma ferramenta essencial para o crescimento da empresa e para a diferenciação da concorrência. Empresas têm cada vez mais a necessidade de se remodelar e encontrar novas formas de atuação, já que pensar em marketing de serviços é pensar em ganhos através de um bom desempenho.

Gostou das nossas dicas? Está pronto pra colocá-las em prática? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente suas experiências sobre o assunto!

 

Fonte: D Comunicação

Postado por alexandre-3



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


ALEXANDRE

Alexandre Azevedo
Vendedor. Graduado em Marketing e em Administração. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing. Consultor de Soluções de Segurança Eletrônica e Controle de Acesso.

Buscar no Blog

Junte-se a 17,165 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

          © 2015 · GPAGES. Todos os direitos reservados. 

branca 2

Tel.: 33 99104-8098 | 27 99789-2510
azevedo.jump@gmail.com