icons
icone 2

Os  melhores métodos e dicas  comerciais para te ajudar a vender mais e até mesmo criar um negócio do ZERO

Junte-se a 17,165 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Nobreak: que proteções você terá ao utilizar este dispositivo?

01/03/2018

Você já perdeu um trabalho que passou horas escrevendo porque a luz caiu de repente e o computador não ligou mais? Ou então deixou de entregar o combinado com seu cliente porque perdeu dados com as oscilações de tensão que danificaram o os computadores da empresa? Estas situações podem ser evitadas se você tiver um nobreak.

Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um dispositivo indispensável para proteger e manter em funcionamento uma série de equipamentos e aparelhos eletroeletrônicos.

Em caso de queda de luz, o nobreak faz a alimentação destes equipamentos, por meio de suas baterias internas. Além disso, funciona como um regulador de tensão, entregando uma energia ‘limpa’ (sem oscilações) para os dispositivos conectados a ele, servindo como uma proteção extra – ao longo do tempo, a energia de má qualidade prejudica os equipamentos.

Está pensando em investir em um nobreak? Saiba que as vantagens e proteções são muitas.

As vantagens de usar um nobreak

Em relação a segurança, o nobreak é fundamental para manter todos os itens, de uma residência, condomínio ou empresa, em funcionamento caso a energia seja cortada de forma proposital ou por tempestades, por exemplo. Sem energia e sem nobreak, alarmes, câmeras, cercas elétricas, porteiros eletrônicos, controles de acesso entre outros, ficam indisponíveis e, dessa forma, não garantirão a segurança do local. De nada adiantará uma solução completa, se uma simples queda de luz deixará estes locais vulneráveis.

Mas não é só garantindo o funcionamento dos itens de segurança que o nobreak opera. As oscilações constantes de tensão são prejudiciais para aparelhos mais sensíveis, que podem facilmente ‘queimar’. O uso do nobreak fará a proteção destes equipamentos, pois funcionam também como estabilizadores de tensão – ele será a fonte no caso de queda do fornecimento, sem interromper o fluxo de energia durante a mudança do modo “rede” para o modo “baterias”, ou seja, o aparelho não fica inativo e pode ser desligado de forma mais adequada, sem nenhuma queda brusca.

Outro ponto positivo é evitar os prejuízos operacionais causados pelas quedas de energia. Computadores, servidores, switches, roteadores, telefones, centrais, entre outros equipamentos, são essenciais para as empresas ou mesmo para profissionais autônomos. O tempo de inatividade pela falha elétrica pode custar tanto quanto um hardware danificado: imagine as despesas com atrasos na produção, para recuperar arquivos danificados ou para re-executar processos que foram interrompidos.

Nobreak × Estabilizador × Gerador

Já tenho um estabilizador, preciso de um nobreak? Apesar de os estabilizadores protegerem os aparelhos eletrônicos das variações de tensão, eles não são capazes de fornecer energia, não sendo uma solução completa em caso de blecaute.

E sobre o gerador, qual a diferença em relação ao nobreak? Os geradores garantem um longo tempo de abastecimento, por meio de um motor interno que pode ser alimentado com combustível. É ideal para aeroportos, hospitais, supermercados, bancos, hotéis, onde há a necessidade de uma autonomia muito maior. Já os nobreaks atendem a projetos com menor necessidade de autonomia.

No entanto, a combinação entre gerador e nobreak é perfeita. Isso porque até que o gerador seja ligado (o que pode variar de segundos a alguns minutos), o nobreak entra em operação em um curto período de tempo, sem que os equipamentos sejam afetados.

As proteções oferecidas

Proteção contra subtensão

Quando ocorre uma redução na tensão fornecida pela concessionária, temos o efeito de subtensão, que também pode ocorrer quando ligamos vários equipamentos em uma mesma tomada. Uma queda de tensão pode causar diversos problemas, como por exemplo panes inesperadas ou comprometimento do funcionamento.

Como o nobreak opera? Ele conta com componentes que fazem a regulação da tensão. Se a tensão reduzir drasticamente, o nobreak entra em modo bateria.

Proteção contra sobrecarga

A sobrecarga ocorre quando a carga ligada no nobreak é maior do que a oferecida por ele. A sobrecarga pode ocasionar aquecimento excessivo dos componentes do nobreak, como circuitos e transformador, por exemplo.

Como o nobreak opera? Por meio de sensores que monitoram a carga conectada e avisam por meio de sinais sonoros quando há excesso de carga. Para resolver a sobrecarga é só desligar um ou mais equipamentos.

Proteção contra curto circuito

Ocorre quando há uma passagem elevada de corrente elétrica em um circuito.

Como o nobreak opera? Ele conta com componentes de proteção, evitando que os equipamentos ligados ao nobreak sejam queimados.

Proteção contra sobreaquecimento no inversor

Ocorre quando a carga ligada no nobreak é maior do que é oferecido pelo dispositivo.

Como o nobreak opera? Quando ocorre sobrecarga, é acionado o modo bateria.

Proteção contra sobretensão

Quando ocorre uma elevação na tensão fornecida pela concessionária, temos o efeito de sobretensão.

Como o nobreak opera? Ele conta com componentes que fazem a regulação da tensão. Se a tensão aumentar drasticamente, o nobreak entra em modo bateria.

Proteção contra descarga total/sobrecarga da bateria

Elas podem descarregar de duas formas: carga alta e descarga rápida ou carga baixa e descarga lenta.

Como o nobreak opera? Ele conta com uma proteção de nível, que mantém as baterias com uma carga mínima, evitando que ocorra a descarga total.

Como vimos, o nobreak protege equipamentos eletrônicos e garante o funcionamento dos sistemas de segurança. É indispensável não só para residências e condomínios, mas também para negócios de todos os portes, dos profissionais autônomos às grandes empresas.

Ainda tem alguma dúvida sobre o nobreak? Deixe um comentário ou entre em contato

Postado por alexandre-3



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


ALEXANDRE

Alexandre Azevedo
Vendedor. Graduado em Marketing e em Administração. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing. Consultor de Soluções de Segurança Eletrônica e Controle de Acesso.

Buscar no Blog

Junte-se a 17,165 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

          © 2015 · GPAGES. Todos os direitos reservados. 

branca 2

Tel.: 33 99104-8098 | 27 99789-2510
azevedo.jump@gmail.com